" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

As hipóteses que as crianças desenvolvem constituem respostas a verdadeiros problemas conceituais, semelhantes aos que os seres humanos se colocaram ao longo da história da escrita" 
Ana Teberosky


domingo, 26 de janeiro de 2014

Compartilhando ideias!

Depois de uma conversa com um amigo professor, no qual ele dizia que sua decoração de sala esse ano seria do Pequeno Príncipe, logo fiquei encantada com o tema, e ao longo da confecção dos enfeites ele me mandava as fotos, que não poderia deixar de compartilhar essa ideia com vocês.






Depois de apreciar esses trabalhos de meu amigo Moisés, procurei outras ideias na net como o mesmo tema:







sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Combinados para sala de aula

Não importa a idade, as regras e os limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com as mesmas.
Saber que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na vida, seja em que etapa dela se vive.
Por isso, as crianças, desde bem pequenas, devem aprender a conviver com os combinados, os limites, pois não há como passar uma vida fazendo tudo como se quer, na hora que se quer, do jeito que se quer, com as pessoas que se quer.
Pelo contrário, existem as engolidas de sapos, que são importantes para o crescimento e amadurecimento de todos. O que seria do mundo se todos tivessem suas vontades feitas, na hora e do jeito que quisessem?
Pensando nisso, tanto a escola como os pais devem ajudar as crianças a aprimorarem suas formas de convivência, tornando-as mais dóceis, amáveis, alegres, seguras e sociáveis.
Muitos pais acreditam que as crianças não podem passar por frustrações, para não crescerem rebeldes, revoltadas. Uma ideia errônea, pois é através de pequenas frustrações do dia a dia que as mesmas conseguem perceber que nem tudo pode ser de acordo com suas vontades, mas que existe um mundo coletivo que deve ser priorizado.
As crianças precisam de limites para se sentir seguras, pois os limites confortam muito mais que o excesso de liberdade. Impor limites é demonstrar amor, atenção e carinho, proteger o sujeito das armadilhas da convivência.
Pode-se falar o que for, mas não existe família que não passe por problemas de brigas e desentendimentos entre crianças. O que não pode acontecer são os pais tomarem partido dos mesmos, para não criar outros tipos de desavenças no meio familiar.
Para isso, é interessante que as regras estejam bem claras para todos, como: emprestar os brinquedos, trocar os brinquedos em determinados momentos, não bater no outro, não xingar, não puxar cabelos, não morder, não gritar, enfim, todas aquelas situações que podem virar um problema. Se for preciso, faça um cartaz com todas essas anotações, com figuras recortadas de revistas (é importante que as crianças participem da pesquisa das imagens), e depois que cada um assine ou carimbe sua mão, mostrando que concordou com as regras e que irá cumpri-las.
Na escola não é diferente. Como o número de crianças é bem maior, os professores devem estabelecer os combinados, norteando os alunos dos seus direitos e deveres. Aliás, na escola, tudo o que for trabalhado deve ser apresentado com antecedência para as crianças, a fim de trabalhar a organização do tempo; hora da chegada, hora da conversa, hora da tarefa, hora de brincar, hora de lanchar, etc., pois assim as mesmas vão se acostumando à rotina escolar, ficando mais propensas a aceitar as regras.
Da mesma forma, o respeito ao outro deve aparecer em cartazes de combinados, também decorados com figuras e assinados por todos. É importante relembrar os combinados quase que diariamente, para não deixar passar em branco qualquer atitude que fuja aos mesmos.
Alguns professores fazem carinhas alegres ou tristes e colocam nos cartazes, avaliando se o comportamento da turma está adequado com as regras estabelecidas. A autoavaliação é muito interessante de ser trabalhada, pois as crianças refletem sobre suas condutas, assim como dos colegas, apontando onde cada um errou e como podem melhorar.
Ao final do dia, deixe que cada um coloque ao lado do seu nome uma carinha (alegre ou triste) indicando como ele próprio avaliou o comportamento do dia. É uma ótima forma de fazê-los perceber os erros e tentar melhorar.
Nunca distribua a carinha por conta própria, como se estivesse punindo a criança. “Eu não gostei do que o fulano fez, então ele vai ganhar uma carinha triste”, afinal, a criança precisa aprender a refletir sobre suas atitudes. Ela própria se aborrece ou se entristece por não conseguir cumprir os combinados e sente que precisa melhorar.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia




Algumas fichas de combinados:
















Cartões de boas vindas

Cartõezinhos para volta as aulas:






quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Marca texto divertido

Olhem que legal para ser feito com os alunos maiores de 4º e 5º anos, logo na primeira semana de aula.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como ensinar o uso da tesoura e Cortar em linhas retas

Para crianças 4-5 anos que estão aprendendo manusear a tesoura. O manuseio da tesoura exigem lateralidade definida (destro ou canhoto), tipo de tesoura adequado para dominância manual e tamanho da tesoura para criança, habilidades finas dedos (indicador, polegar e dedo médio), força e destreza manual. Os movimentos cortar em linha reta pode ser uma grande desafio para as crianças com dificuldades habilidades motoras e percepção visual e espacial.
Dicas de como ensinar a criança manusear a tesoura e cortar em linhas retas

- Primeiro deixar a criança explorar os movimentos de abrir e fechar da tesoura
- Utilizar o papel cartão (maior feedback sensorial) para depois papel normal
- Fazer as linhas escuras e grossas
- Utilizar uma tinta relevo no contorno das linhas ou emborrachados.Quando a tinta relevo endurece, fornece para criança uma pista tátil quando vira a tesoura fora da linha
-Reduzir o tamanho (linhas de corte) gradativamente. Para criança adquirir maior precisão do corte.

Ideias de atividades para primeira semana de aula, parte II.



ACOLHIMENTO
*Apresentação da professora e dos alunos.

*Dinâmicas de apresentação
    a)Procurando um coração
Você conta quantas crianças tem na sala.
Faz corações coloridos, e os recorta ao meio.
Escreve perguntas no coração, sobre o que elas gostam ou não, de brincar, de comer, de cantar etc.
Dá um tempinho para elas preencherem, em seguida, manda que elas vejam quem tem um coração igual ou seja da mesma cor.Peça que eles se agrupem, para formar as duplas e leiam o que o colega escreveu.
A dinâmica é assim...
A criança diz pra turma o que o coração do colega gosta ou não e o colega faz o mesmo....
É muito legal! Eles adoram!

    b)Dinâmica do quadrado

* Recortar os quadrados e embaralhá-los de modo que fiquem 4 grupos com 6 pessoas.
*Dividir os alunos de acordo com o grupo dos quadrados misturados.
*Dar a ordem: Os componentes do grupo não podem se comunicar, tentar formar um quadrado. Pode descartar uma peça, assim que receber outra do grupo.
*Depois de dez minutos pedir para formar o quadrado, sem falar, porém pode ir aos grupos trocar peças.
*Mais cinco minutos e explicar que na vida temos regras e temos que segui-las, nunca sozinhos sempre com a cooperação dos amigos.


*História: “Nino quer um amigo”
Autor: Kátia Canton
(texto retirado da Revista Nova Escola)


Nino, por que você está sempre tão sério e cabisbaixo?
Nino vivia triste. Ele se sentia sozinho. Ninguém queria ser amigo dele.
Pobre Nino.

Um dia, na praia, ele ficou esperançoso de encontrar um amigo.


- Ah, um menino. Quem sabe..., e tentou chegar perto dele.
Mas o menino virou para o lado, cavou um buraco.
E ainda jogou areia no Nino.
Coitado dele.

Outro dia, na escola, ele tentou puxar conversa com uma colega de turma. Olhou para a menina, que era toda sardenta, uma graça. Esboçou um sorriso e tentou puxar assunto.
Mas estava tão acostumado a ficar calado e sério que as palavras demoraram a sair de sua boca.
A menina bonitinha desistiu de esperar que ele dissesse alguma coisa. Virou-se de costas e foi brincar com uma amiga.
Tadinho do Nino.

Nem os animais pareciam querer ser seus amigos.
Uma tarde, Nino viu um menino com um cão passeando na praça.
Ficou com vontade de agradar o cachorro, mas ficou com medo de que ele mordesse.
Fez um agrado bem tímido.
O cão nem aí para ele.
Que pena, Nino.

Até que um dia, ele tinha desistido de procurar.
Pensando em por que quanto mais tentava encontrar um amigo, mais sozinho se sentia...
Ficou distraído, pensando, e adormeceu.
Quando acordou, olhou-se no espelho.
Enquanto escovava os dentes, percebeu que fazia muitas caretas.
Achou engraçado. Enxaguou a boca e continuou brincando com o espelho.
Era riso daqui, riso de lá. Era língua do Nino e língua do espelho. Piscadela aqui, piscadela ali. Começou ali uma verdadeira folia. Era um jogo de reconhecimento entre Nino e sua imagem no espelho. E não é que Nino era bem engraçadinho? Ele mesmo nunca tinha reparado nisso antes.
Que cara legal era o Nino.
Que garoto charmoso, bem-humorado!
Nino ficou encantado com seu espelho.
Fez-se ali uma grande amizade.

E depois dessa amizade surgiram muitas outras.
Nino hoje é um cara cheio de grandes amigos. Incluindo ele mesmo.
Valeu, Nino.
Conto de Katia Canton
Ilustrado por Sérgio Ramos



*Auto-Retrato
Pedir que cada aluno faça seu auto-retrato, escolhendo um objeto ou uma imagem que represente a sua característica mais marcante.

*Desenho “As coisas que eu gosto”

*Na saída entregar o Cartão de Boas vindas , juntamente com o Bis ou o Pirulito.

Hora da História: (conto clássico)

*Dinâmica: " Recital das Almas Gêmeas"
Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.


*Hora da História : De bem com a vida
Autora: Nye Ribeiro
(texto retirado da Revista Nova Escola)
 Filó, a joaninha, acordou cedo.
- Que lindo dia! Vou aproveitar para visitar minha tia.
- Alô, tia Matilde. Posso ir aí hoje?
- Venha, Filó. Vou fazer um almoço bem gostoso.
Filó colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, passou batom cor-de-rosa, calçou os sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto e saiu pela floresta: plecht, plecht...
Andou, andou... e logo encontrou Loreta, a borboleta.
- Que lindo dia!

- E pra que esse guarda-chuva preto, Filó?
- É mesmo! - pensou a joaninha. E foi para casa deixar o guarda-chuva.
De volta à floresta:
- Sapatinhos de verniz? Que exagero! - Disse o sapo Tatá. Hoje nem tem festa na floresta.
- É mesmo! - pensou a joaninha. E foi para casa trocar os sapatinhos.
De volta à floresta:
- Batom cor-de-rosa? Que esquisito! - disse Téo, o grilo falante.
- É mesmo! - disse a joaninha. E foi para casa tirar o batom.
- Vestido amarelo com bolinhas pretas? Que feio! Por que não usa o vermelho? - disse a aranha Filomena.
- É mesmo! - pensou Filó. E foi para casa trocar de vestido.
Cansada da tanto ir e voltar, Filó resmungava pelo caminho. O sol estava tão quente que a joaninha resolveu desistir do passeio.
Chegando em casa, ligou para tia Matilde.
- Titia, vou deixar a visita para outro dia.
- O que aconteceu, Filó? - Ah! Tia Matilde! Acordei cedo, me arrumei bem bonita e saí andando pela floresta. Mas no caminho...
- Lembre-se, Filozinha... gosto de você do jeitinho que você é. Venha amanhã, estarei te esperando com um almoço bem gostoso.
No dia seguinte, Filó acordou de bem com a vida. Colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, amarrou a fita na cabeça, passou batom cor-de-rosa, calçou seus sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto, saiu andando apressadinha pela floresta, plecht, plecht, plecht... e só parou para descansar no colo gostoso da tia Matilde.

Atividades desse dia será uma revisão do alfabeto, que fica a critério de cada professor. 
 

Texto: Se liga em você
                     Existe uma luzinha no seu peito.
                     Uma luz que os olhos não vêem.
                     Mas quando está acesa, a gente sente.
                     Pois é ela que causam os nossos sentidos.
                     Quando você a acende, aparecem sentidos bons em seu peito. Tudo fica bonito e gostoso. Ela faz você se sentir alegre.
                     Quando você a apaga, aparecem sentidos maus. Tudo fica mais feio e dolorido. Sem ela, você se sente triste.
                     Quando está  acesa e brilhante, ela sai pela boca, fazendo-nos sorrir. Ela também sai pelos olhos, fazendo-os brilhar.
                     Ela sai pelo peito, fazendo-nos amar, e pelos braços, fazendo-nos abraçar.
                     Sai  também pelas mãos, fazendo-nos caprichar em tudo.
                     Sai, finalmente, pelo corpo inteiro, fazendo-nos dançar.
                                                                               Luiz Antônio Gasparetto

*Responda:
1) De acordo com o texto, o que existe dentro do peito?
2) Escreva o que é para você a luzinha de que fala o texto.
3) O que essa luz faz com as pessoas quando ela está acesa?
4) E o que faz quando apaga?
5) É melhor para nós que essa luz fique sempre acesa ou apagada?
6) O que devemos fazer para nunca apagar a luz das outras pessoa?
7) Você acha que existe em nosso corpo algum lugar onde residem os sentimentos?