INFANTIL I
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Brincar;
· Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
· Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
ACOLHIMENTO:
· Estabelecer vínculos de afetividade, de confiança e de segurança;
· Criar ambiente que atenda a segurança física e emocional da criança;
· Planejar situações que ofereçam à criança, o aconchego, a atenção e os estímulos necessários para o seu pleno desenvolvimento;
· Estabelecer vínculos entre a família e a escola, priorizando as necessidades das crianças.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
· Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.
· Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
· Higiene das mãos e dos dentes com ajuda.
· Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
· Interesse em experimentar novos alimentos e comer com ajuda.
Conteúdos Atitudinais
· Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
· Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
· Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao engatinhar, andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
EXPRESSIVIDADE
· Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
· Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, erguer-se com ou sem apoio, manter-se de pé com ou sem apoio, dar passos com ou sem apoio etc.
· Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar etc.
Conteúdo Atitudinal
EXPRESSIVIDADE
· Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Participar de variadas situações de comunicação, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
FALAR E ESCUTAR
· Uso da linguagem oral para comunicar-se nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
· Participação em situações de leitura com o reconhecimento de imagens do cotidiano (pasta de gravuras).
· Participação em situações de leitura, feita por adultos, por meio de livros com dobraduras e pequenas histórias.
MATEMÁTICA
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
CONTEÙDOS
Conteúdo Procedimental
ESPAÇO E FORMA
· Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar etc.
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Explorar o ambiente, estabelecendo contato com pessoas, animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR
· Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
· Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
OS SERES VIVOS
· Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
· Contato com pequenos animais e plantas.
MÚSICA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons.
CONTEÙDOS
Conteúdos Procedimentais
O FAZER MUSICAL
· Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
· Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
APRECIAÇÃO MUSICAL
· Escuta de obras musicais variadas.
· Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
ARTES VISUAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
CONTEÙDOS
Conteúdos Procedimentais
O FAZER ARTÍSTICO
· Exploração e manipulação de materiais como brochas, carimbo, gizão de cera, esponja, rolinho etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, massa de modelar etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
APRECIAÇÃO
· Observação e identificação de imagens diversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário