Capacidades linguísticas
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA
CULTURA ESCRITA
CONHECIMENTO
E CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
| |
10
|
*Conhecer
,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na
sociedade;
|
Atividades
que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas
propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de
carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)
|
3
|
*Conhecer
os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
♥saber
usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve
orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no
lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
♥Desenvolver
capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai
escrever para ser lido.
|
*atividades
de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de
escrita.O uso do livro didático e do caderno.
♥Escrever-se
na margem;
♥De
cima para baixo;
♥
Da esquerda para a direita;
♥Ao
final da linha voltar para o inicio ;
♥Ensinar
a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita
alfabética;
|
2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA
ESCRITA
CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
| |
1
|
*Compreender
as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
|
Atividades
que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de
pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc...
|
3
|
*Dominar
as convenções gráficas
♥Compreender
a orientação e o alinhamento da escrita ;
♥compreender
a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de
frase.
|
*Atividades
que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a
esquerda.
♥Atividades
que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos
♥Atividades
que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex:
escrita de textos, frases etc.
|
2
|
*Conhecer
o alfabeto.
♥Compreender
que tem letras que precisam da outra para formar o som .
♥Conhecer
e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a
alfabetização.
|
*Exercícios
de apreensão do alfabeto ,identificação das letras e conhecimento da ordem
alfabética .
♥Identificar
que um conjunto de letras forma um apalavra.
♥Apresentar
ao aluno diferentes tipos de letra .
|
4
|
*Reconhecer
unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc.
♥Identificar
sons no inicio, meio e final de palavras
|
*Explorar
as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda ,
poemas, cantigas etc.
♥Atividades
de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas
como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou
falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba;
♥Ler
para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam.
♥Ler
uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
|
5
|
*compreender
a natureza alfabética do sistema da escrita.
|
*Exercícios
de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o
valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
|
6
14
|
*Dominar
relações entre fonemas e grafemas.
♥Dominar
irregularidades e regularidades ortográficas.
|
*Exercícios
de apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
♥Escrita
espontânea ou ditado de palavras.
|
3º EIXO-LEITURA
ATITUDES
E CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
| |
10
|
*Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis á leitura.
|
*Atividades
como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na
biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
|
9
15
13
|
*Desenvolver
capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura.
♥Saber
decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
♥Saber
ler e reconhecer globalmente as palavras.
|
*Atividades voltadas para o domínio do
sistema da escrita.
♥ Exercício
com palavras embaralhadas .
♥Exercicio
com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz
de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece
globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
|
11
12
12
12
11
13
|
*Desenvolver capacidades necessárias á
leitura com fluência e compreensão.
♥Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu
suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da
historia.
♥Levantar
e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
♥Buscar
pistas textuais ,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer
inferência)ampliando a compreensão.
♥Construir
compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e
recontar o texto lido.
♥Ler
oralmente com fluência e expressividade.
|
*Atividades
que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai
acontecer em uma novela.
♥Atividades
de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos .
♥Atividades
de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido.
♥Atividades
de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a
compreensão .
♥Atividades
voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de
titulo.
♥Leitura
oral fluente e expressiva pelo aluno.
|
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
| |
16
|
*Compreender
e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o
aluno tem que ter objetivo para escrever.
|
*Atividades voltadas para a compreensão
e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes
gêneros.
|
18
18
|
*produzir
textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao
destinatários e ao contexto de circulação.
♥Ordenar
e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas.
♥Escrever
segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
♥Planejar
e escrita do texto considerando o tema central .
♥Organizar
os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.
♥Usar
a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao
vocabulário e a gramática.
♥Usar
recursos expressivos adequados ao
gênero
e aos objetivos do texto.
♥Revisar
e reelaborar a própria escrita
|
*Atividades
voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que
dizer e como dizer.
♥Exercício
de escrita focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção,
espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
♥Exercício
de escrita voltados para o domínio do principio alfabético.
♥Exercícios
voltados para o domínio das regras ortográficas.
♥Atividades
voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
♥Atividades
que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de
produção e de circulação(vocabulário e gramática)
♥Atividades
voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e
aos objetivos do texto.
♥Atividades
de revisão e reelaboração do texto escrito.
|
5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
ATITUDES
E CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
| |
*Participar
das interações cotidianas em sala de aula
|
*
Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e
valorização da diversidade das formas de expressão oral .
| |
*Escutando
com compreensão e atenção.
|
*Deve
aprender escutar com atenção e compreensão ,a dar respostas, opiniões e
sugestões pertinentes nas discussões em sala de aula.
| |
*Expondo
opiniões nos debates com colegas e o professor.
|
Aprender
que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de
falar e a do outro.
.
| |
*Usar
a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a
variedade lingüística adequada.
|
*Atividades
de uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da
variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.
| |
*Planejar
a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa
de escuta e compreensão
|
*Atividades
elaboras com planejamento usando recursos como cartazes ,transparências,
filmes para saber ouvir e compreender o que falam.
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário