SUGESTÕES
PARA A 1ª SEMANA DE AULA
Lembre-se da importância do registro diário da rotina do dia
na lousa ou no quadro de rotin.
1º dia – Dar boas vindas/ recepção
-
Apresentação do professor
-
Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
-
Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus
desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos).
(desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em
suas folhas.)
-
Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
-
Recreio, como se comportar?
-
Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de
aula.
Para as 1ª series:
-
O acolhimento afetivo é fundamental.
-
Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a
respeitá-los.
-
Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas,
o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
2º dia - Um pouco de
conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
-
Boas maneiras, sempre!
-
E os aniversariantes do mês?
-
Hora da leitura
-
Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o
meio ambiente/desenhe.
-
Dar início a construção das Normas de convivência, que
devera estar fixada em lugar visível da classe.
3º dia - Lembre-se de
que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
-
Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a
dia.
-
Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos
responsáveis por ela.
-
O que posso fazer para conservar a escola sempre
bonita.
-
Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza 2
vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
4º dia - Reforçar
aulas anteriores.
-
Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais –
registrar/desenhar.
-
Eu e minha família – montar a arvore Genealógica.
-
Dinâmica da boneca:
-
Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão
desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
-
a boca uma
banana,
-
o nariz um garfo,
-
um olho é um coco,
-
o outro um
botão,
-
o pescoço uma escada,
-
a barriga um travesseiro,
-
um braço um guarda chuva,
-
o outro uma colher,
-
uma perna é um
objeto pesado,
-
o outro um objeto leve. Etc...
-
A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o
que come.
-
Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os
diferentes desenhos que fizeram.
-
Como estão as normas de convivência da nossa sala?
-
Escolhendo o representante da classe e seu vice,
5º dia - Retomando
aulas anteriores.
-
Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que
posso fazer para ajuda-lo?
-
A escola faz parte do nosso meio ambiente?
-
O que é meio ambiente?
-
Como proteger o meio ambiente?
-
Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o
ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
Era uma
vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz.
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo!
E o beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo a minha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
Lembre-se sempre:
Você faz a diferença!!!
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo!
E o beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo a minha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
Lembre-se sempre:
Você faz a diferença!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário