" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Planejamento de Educação Infantil

Segue abaixo um modelo de planejamento de Ed. Infantil baseado no Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil entorno dos 7 eixos:

INFANTIL I
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Brincar;
·       Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
·       Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
·       Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
ACOLHIMENTO:
·       Estabelecer vínculos de afetividade, de confiança e de segurança;
·        Criar ambiente que atenda a segurança física e emocional da criança;
·       Planejar situações que ofereçam à criança, o aconchego, a atenção e os estímulos necessários para o seu pleno desenvolvimento;
·       Estabelecer vínculos entre a família e a escola, priorizando as necessidades das crianças.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
·       Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.
·       Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
·        Higiene das mãos e dos dentes com ajuda.
·       Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
·        Interesse em experimentar novos alimentos e comer com ajuda.
Conteúdos Atitudinais
·       Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
·       Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
·       Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.

MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·       Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·       Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao engatinhar, andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·       Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
EXPRESSIVIDADE
·       Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
·       Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, erguer-se com ou sem apoio, manter-se de pé com ou sem apoio, dar passos com ou sem apoio etc.
·       Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar etc.
Conteúdo Atitudinal
EXPRESSIVIDADE
·       Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Participar de variadas situações de comunicação, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
FALAR E ESCUTAR
·       Uso da linguagem oral para comunicar-se nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
·       Participação em situações de leitura com o reconhecimento de imagens do cotidiano (pasta de gravuras).
·        Participação em situações de leitura, feita por adultos, por  meio de livros com dobraduras e pequenas histórias.

MATEMÁTICA
OBJETIVO ESPECÍFICO
·       Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
CONTEÙDOS
Conteúdo Procedimental
ESPAÇO E FORMA
·       Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar etc.

NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO ESPECÍFICO
·       Explorar o ambiente, estabelecendo contato com pessoas, animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR
·       Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
·       Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
OS SERES VIVOS
·       Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
·       Contato com pequenos animais e plantas.

MÚSICA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·       Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons.
CONTEÙDOS
Conteúdos Procedimentais
O FAZER MUSICAL
·       Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
·       Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
APRECIAÇÃO MUSICAL
·       Escuta de obras musicais variadas.
·       Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

ARTES VISUAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·       Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
CONTEÙDOS
Conteúdos Procedimentais
O FAZER ARTÍSTICO
·       Exploração e manipulação de materiais como brochas, carimbo, gizão de cera, esponja, rolinho etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, massa de modelar etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
APRECIAÇÃO
·        Observação e identificação de imagens diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário