" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014



SUGESTÕES PARA A 1ª SEMANA DE AULA

Lembre-se da importância do registro diário da rotina do dia na lousa ou no quadro de rotin.

1º dia – Dar boas vindas/ recepção
-          Apresentação do professor
-          Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
-          Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
-          Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
-          Recreio, como se comportar?
-          Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.

Para as 1ª series:

-          O acolhimento afetivo é fundamental.
-          Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
-          Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.

2º dia   - Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
-          Boas maneiras, sempre!
-          E os aniversariantes do mês?
-          Hora da leitura
-          Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
-          Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.

3º dia   - Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
-          Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
-          Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
-          O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
-          Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza                           2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.

4º dia   - Reforçar aulas anteriores.
-          Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
-          Eu e minha família – montar a arvore Genealógica.
-          Dinâmica da boneca:
-          Cada criança recebe uma folha sulfite  e a professora vai falando como deverão desenhar  ex: A cabeça é um quadrado,
-           a boca uma banana,
-          o nariz um garfo,
-          um olho é um coco,
-           o outro um botão,
-          o pescoço uma escada,
-          a barriga um travesseiro,
-          um braço um guarda chuva,
-          o outro uma colher,
-           uma perna é um objeto pesado,
-          o outro um objeto leve. Etc...
-          A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
-          Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
-          Como estão as normas de convivência da nossa sala?
-          Escolhendo o representante da classe e seu vice,

5º dia   - Retomando aulas anteriores.
-          Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
-          A escola faz parte do nosso meio ambiente?
-          O que é meio ambiente?
-          Como proteger o meio ambiente?
-          Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
Era uma vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz.
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo!
E o beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo a minha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
Lembre-se sempre:
Você faz a diferença!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário