" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ed. Infantil

A construção do número na Ed. Infantil
Jean Piaget (1896-1980) investigou como se processa a construção do conceito de número de forma experimental. Em sua teoria determinou quatro períodos do desenvolvimento do pensamento da criança:
Sensório-motor 0 a 2 anos
Pré-Operacional 2 a 7 anos
Operações - Concretas 7 a 12 anos
Operatório – Formal 12 a 16 anos
O Pré-Operacional corresponde a um período pré-numérico, pré-operatório, ou seja, puramente intuitivo.
Significa que a criança só percebe os fatos através dos sentidos, a partir de manipulações práticas.
O aparecimentoda função simbólica permite à criança ter uma representação mental dos objetos e das coisas do ambiente, o que lhe possibilita fazer classificações.
Neste período, a criança classifica quando separa ou agrupa objetos por suas semelhanças ou diferenças, estabelecendo assim, relações das coisas do ambiente em que vive.
A classificação e a seriação são operações lógicas que têm estreita relação coma convervação numérica e favorecem a formação do conceito de número.
A criança tem condições de construir o conceito de número no período das operações concretas, pois é nesta fase que ela se apropria de vários esquemas de conservação. O número, segundo Piaget, é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos: ordem e inclusão hierárquica. Ordem é a relação que a criança elabora ao contar um determinado número de elementos, sem saltar ou repetir algum.
Inclusão hierárquica é a relação que permite à criança a quantificação dos objetos como um grupo,  ou seja, ao lhe pedirmos que nos mostre 8 objetos, arranjados numa relação ordenada, ela nos apontará para o grupo todo e não apenas para o último.
Entre 7 e 8 anos, onúmero de relações que a criança estabelece permite-lhe a mobilidade do pensamento de forma a torná-lo reversílvel. A reversibilidade se refere à habilidade de realizar, mentalmente, ações opostas simultaneamente, isto é, separar o todo das partes e reuni-las novamente no todo. Assim, a criança compreende que uma ação inversa anula a transformação observada. Na aquisição do conceito de número, destacam-se quatro noções básicas: Classificação, seriação, correspondência biunívoca e conservação de quantidades.
Classificar é agrupar segundo um critério. Podemos classificar figuras geométricas (cor, forma, tamanho), utensílios de cozinha (utilidade), livros de história (gênero), animais (espécie), frutas (tipo), enfim, tudo aquilo que for da vivência da criança.
Seriar significa colocar em série, em ordem, ordenar. Podemos seriar com materiais diversos, tais como: Blocos lógicos, botões, palitos, tampinhas e com os próprios alunos, estabelecendo relações do tipo: maior que, menor que, mais pesado que, menos pesado que, mais que, menos que. Seriar conforme a cor, do mais claro ao mais escuro, fazer sequências lógicas em cartões (histórias), sequências de posições e de atividades.
Correpondência Biunívoca é a correpondência também chamada um a um, ou seja, cada elemento do segundo conjunto que também será esgotado. Podemos fazer correpondência com bonecas e camas, xícaras e pires, meninos e bonés, cartazes com encaixe para figuras.
Conservação da quantidade a criança conserva a quantidade no momento em que ela reconhece que o número de elementos de um conjunto não varia, quaisquer que sejam as maneiras como se agrupam esses elementos. Podemos organizar duas fileiras de botões, tampinhas, bolinhas, fazendo a correpondência termo a termo. Após, modifica-se a disposição dos mesmos e questionamos a criança perguntando se nas duas fileiras tem a mesma quantidade.

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