" Mas na profissão, além de amar tem que saber. E o saber leva tempo para crescer."
Rubem Alves

quinta-feira, 31 de março de 2011

Psicomotricidade

A importância da psicomotricidade na Educação Infantil

Na educação psicomotora o movimento é um suporte para a aquisição de conceitos abstratos, percepções e sensações que darão conhecimento do que é nosso corpo e, através deste, o conhecimento do mundo que nos rodeia.
É uma educação global que, associando os potenciais: intelectuais, afetivos, sociais, motores e psicomotores da criança, lhe dão a segurança, o equilíbrio com os diferentes meios com os quais tem de evoluir.
Segundo alguns autores, a educação psicomotora é a ação psicológica e pedagógica que utiliza os meios da educação física para atingir seus objetivos, existindo, no entanto, toda uma estruturação (temática) rica em detalhes fundamentais para o conhecimento do profissional atuante na área.
É principalmente através das alterações da aprendizagem que comprovamos a impotância da psicomotricidae. O próprio corpo é, na criança, elemento básico de contato com a realidade exterior. Assim, para que a criança tenha determonadas capacidades de representar, analisar e sistematizar é necessário que tais funções tenham sido vividas de forma concreta pela atividade corporal.
Temas de Psicomotricidade
1) - Esquema Corporal: A construção do esquema corporal elabora-se progressivamente e paralela à evolução sensório-motora.
Se a criança não tem uma correta elaboração de seu esquema corporal, o ato motor voluntário se torna prejudicado, porque este pressupõe a formação do ato a realizar, dos segmentos corporais implicados e por sua vez o movimento ideal para atingir determinados objetivos.
A criança que possui uma boa motricidade chegará a ter um conhecimento adequado de seu corpo e, através dests, suas primeiras impressões de espaço serão corretas: elas se situarão, orientarão e deslocarão com maior facilidade, precisão e adequação, dando à criança condições de uma melhor adaptação ao mundo atual e um bom desenvolvimento de sua inteligência, favorecendo a sua apredizagem.
Portanto é importante que a criança tenha uma imagem clara, precisa e completa de seu próprio corpo e da integração de noções de relações espaciais e temporais, favorecendo a evolução do controle de movimentos.
O resultado de um esquema corporal mal estruturado acarreta transtornos nas seguintes áreas:
Motora: *Dificuldade de coordenação;
             *Lentidão;
             *Má postura.
Perceptiva: Dificuldade de estruturação espaço-temporal , nosso corpo funciona como ponto de referência no meio ambiente, para que possamos nos orientar e organizar diante de situações. Desde tenra idade, a criança através das percepções, começa a organizar seu esquema corporal. A noção de direita-esquerda só é sentida pela criança que tem organizado seu esquema corporal. Logo, a orientação básica que uma criança necessita na vida escolar pode estar comprometida por uma percepção espaço-temporal.
Social: Insegurança que origina pertubações afetivas, que por sua vez, pertubam as relações com os demais.
Os elementos fundamentais para uma correta elaboração do esquema corporal são: tonicidade, equilíbrio, controle respiratório, estruturação e espaço-temporal.

Pessoal aqui foi apenas um introdução do que iremos abordar sobre a psicomotricidade, acompanhe outras postagens dando continuidade ao assunto, Boa quinta-feira a todos!

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