A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.
A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que o professor faz. O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.
Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar:
a) Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
b) A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c) As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas);
Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível.
Aqui vai algumas sugestões de procedimentos de ensino:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Acompanhamento da escrita de listas, textos recontados, perguntas, poesias, canções, receitas e adivinhas;
- Acompanhamento da leitura de textos informativos;
- Adivinhação sobre o que é cada embalagem, etc.
- Alfabeto concreto: caixa com objetos, as crianças deverão nomear e dizer com que letra começa;
- Alfabeto móvel;
- Análise de cartazes para identificar versos e estrofes.
- Antecipação de cenas através de cartazes;
- Aproveitamento das curiosidades e dúvidas dos alunos, que normalmente surgem na roda da conversa.
- Atividade de escrita - trabalhar com atividades relacionado o símbolo e a escrita.
- Atividades com diferentes textos: quadrinhas e listas e outros textos pertinentes ao bimestre ....
- Atividades com rótulos;
- Atividades no cantinho da leitura;
- Através da apreciação de cartazes identificar a estrutura das trava-línguas e adivinhas.- palavras que rimam.
- Através de desenhos fazer recontos de histórias.
- Audição de cds com gravações de musicas trabalhadas junto às crianças e cantadas por elas...;
- Audição de leitura de histórias e de textos informativos e biográficos;
- Audição de leitura de histórias tradicionais e conhecidas, observação de listas, personagens e títulos;
- Audição e expressão de opiniões sobre os textos lidos.
- Brincadeiras Diversas
- Brincar de ditado colorido com cartazes produzidos.
- Busca de materiais em diferentes ambientes da escola;
- Caça-palavras e cruzadinhas;
- Caderno de Musicas da Turma, com as musicas aprendidas e desenvolvidas no cantinho da musica: com instrumentos, com cartaz escrito ou simbolizado...
- Cantinho da Farmácia (bulas), Jornal, Revista, Dicionário, Embalagem, Catálogos;
- Cantinho da Leitura: Teatrinho, Fantoches, Fantasias, Máscara;
- Chamada diversificada;
- Comparação entre o desenho e a escrita
- Compartilha da leitura de textos informativo;
- Completar lacunas em cartazes com desenho.
- Comunicação entre séries e para os pais;
- Contato com diferentes portadores textuais;
- Contato com palavras e letras significativas;
- Conversas com colegas do grupo;
- Criação de projetos de leitura.
- Criação de um painel coletivo para analisar formas e cores, ...
- Criação na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros/biblioteca), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
- Destaque das letras iniciais das palavras e as finais. Dando ênfase ao som da primeira sílaba;
- Dramatização de textos e músicas pelos alunos.
- Dramatizações de histórias e poesias;
- Elaboração de lista dos livros retirados da biblioteca na semana.
- Entrevistas com pais, profissionais da escola;
- Escrita de listas das brincadeiras preferidas.
- Escrita de texto de memória com ou sem ajuda do prof. ou em duplas.
- Escrita de textos de memória - experimentação da escrita.
- Escrita de textos recontados,sendo o professor como escriba;
- Escrita e leitura coletiva ou individual de listas, de pequenos textos (parlendas, receitas) e canções;
- Escrita espontânea;
- Espaço da arte - quebra cabeça, de rótulos. LOE- leitura.
- Experimentação da escrita livre (espontânea) de títulos, lista de nomes, o próprio nome, etc;
- Exploração da leitura e da escrita com o alfabeto móvel;
- Exploração das iniciais de palavras: oralmente no momento da entrega de crachás e na contagem de meninos e meninas (inicial de cada nome na lousa); nas etiquetas dos materiais da sala, musicas de brincadeiras, descubra qual o nome ...
- Exploração de um ambiente alfabetizador com materiais e jogos de leitura e escrita;
- Exploração do alfabeto de diferentes formas em jogos e brincadeiras;
- Exploração múltiplas do crachá;
- Exposição de cartazes - consulta, leitura e apreciação.
- Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha, argumentando .... (temas explorados)
- Familiarização com as letras do alfabeto;
- Histórias em tiras (cenas);
- Histórias lidas e contadas;
- Hora do conto/ dramatização;
- Interação com a professora e funcionários;
- Interpretação oral de imagens de temas pertinentes;
- Jogo de vocabulário relativo aos temas;
- Jogo do dominó de letras e números;
- Jogos de escrita livre.
- Jogos de ordenação de ações e cenas;
- Jogos no pátio: boliche de letras, pescaria de letras, ...
- Leitura coletiva ou individual de listas, de pequenos textos (parlendas, receitas) e canções;
- Leitura compartilhada de textos memorizados;
- Leitura de cantigas de roda, de parlendas, de poemas;
- Leitura de imagens e obras artísticas;
- Leitura de livros e familiarização com nomes do autor e do ilustrador;
- Leitura de livros e textos previamente memorizados, acompanhando o professor;
- Leitura de livros, revistas e cartazes;
- Leitura de parlendas e cantigas populares.
- Leitura de placas de veículos e simulação de uma pista.
- Leitura de textos curtos, destacando palavras chaves;
- Leitura de textos informativos: cartazes, bilhetes, avisos e convites e escrita (professor escriba);
- Leitura e escrita de bilhetes/ avisos/ textos informativos;
- Leitura e escrita de listas temáticas;
- Leitura freqüente, pelo prof, de quadrinhas e de listas e outros textos pertinentes ao bimestre ...
- Lista coletiva de: títulos de historias lidas, personagens conhecidos, nomes dos alunos, brincadeiras, entre outras, de acordo com os contextos trabalhados.
- Literatura infantil – de três a cinco histórias por dia;
- Localização de palavras em textos conhecidos.
- Localização de textos e palavras memorizados em suas escritas;
- Manuseio de livros e revistas;
- Memorização e recitação de trava língua e adivinhas para perceber as rimas, e terminações de palavras.
- Mercadinho - construir com as criança no espaço da LOE : tapete e MAT: um mercadinho com rótulos trazidos pelas crianças para explorar forma, símbolos, ..
- Montagem de palavras com o alfabeto móvel;
- Montar texto fatiado de quadrinhas ou parlendas conhecidas,
- Mural de Histórias;
- Narração de conversas, relatos e vivencias;
- No espaço de jogos, pedir para agrupar só letras, só números.
- No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou;
- No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto;
- Ouvir cds com trava-línguas e adivinha.
- Ouvir cds de cantigas populares .
- Participação de rodas de recitação de parlendas e trava-línguas, poesias, canções e novas cantigas do dia-a-dia;
- Participação nas discussões da rodinha;
- Participação nos Espaços e nos jogos dramáticos;
- Partilha na leitura de textos conhecidos,
- Partipação oral em situações diversas: faz-de-conta com a utilização de fantoches e dedoches/ Nos combinados/ Nas orientações dos jogos e brincadeiras/ Nas dramatizações/ Nas conversas com os colegas/ Nas exposições de idéia durante a rodinha (relatos de fim de semana, no “você sabia semana”, etc..)/ Nas Cirandas de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência/ Nas brincadeiras livres/ Relato do final de semana na Rodinha/ Reconto de historinhas/ Faz-de-conta;
- Passeio pela cidade: realizar um passeio pela cidade observando e registrando placas, símbolos.
- Pedir para as crianças levem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa;
- Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam;
- Pesquisas com a ajuda dos pais e familiares (alimentação, histórias, danças, lendas, provérbios, advinhas...)
- Produção coletiva de parlendas e cantigas.
- Produção coletiva de trava-línguas e adivinhas.
- Projeto “Chá literário”.
- Realização de pseudoleitura em cartazes, e trabalho com textos fatiados.
- Realização de receitas;
- Recitação de parlendas e poemas curtos;
- Reconto de histórias por meio de desenhos.
- Reconto oral de histórias conhecidas, jogos de ordenação de cenas, verbalizando o enredo e localizando fatos iniciais, mediais e finais;
- Reconto oral pelos alunos onde cada um contara uma parte da historia
- Recorte e colagens de letras;
- Reescrita de textos, podendo ser: o professor o escriba ou através de ilustrações, parcerias declamadores...
- Relatos orais, de organização de cartaz e confecção de imagens por grupos de acontecimentos ocorridos com a turma...
- Roda da conversa, da história, da recitação;
- Roda da conversa, usando textos trazidos pelo professor e pelas crianças com a ajuda dos pais através de pesquisas na internet e na biblioteca, leitura de jornais, artigos de revistas, gravuras,..
- Roda da conversa: levar textos não verbais para roda de conversa, questionar se já viram onde, do que é,
- Roda da história ilustrando cada parte em cenas apresentadas na tv (papel), etc..
- Roda de Conversa sobre brincadeiras, costumes familiares, festas, alimentação, plantas, frutas e outros temas pertinentes;
- Roda de Conversa sobre comemorações, vivências, assuntos da TV, vida de animais;
- Roda de Conversa: narrar, perguntar, responder, solicitar, concordar, discordar, dar recados e transmiti-los;
- Rodas de apreciação de imagens narrando, opinando, descrevendo fotos, pinturas, figuras, etc.
- Rodas de recitação de poesias, canções, trava-línguas, parlendas, adivinhas;
- Solicitação para que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam;
- Trabalhar com textos fatiados.
- Trabalho com embalagens diversas: pedir que as crianças tragam caixas de remédios, de produtos pasta de dente e outros para decalque, recortes, comparação da forma e tamanho.
- Trabalho com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade;
- Trabalho com imagens e pequenos textos;
- Trabalho com músicas curtas e fáceis (onde possam ler e escrever espontaneamente);
- Trabalho com os sons de cada sílaba falada ou escrita, escrevendo as lentamente.
- Trabalho com paginação de livros e revistas;
- Trabalho com repertório variado com o alfabeto em: Nome. Alfabeto móvel, bingo, forca;
- Trabalho com textos fatiados.
- Trabalho constantemente com listas (escritas pelo professor e também pelos próprios alunos);
- Trabalho de memorização de algumas palavras, incluindo os nomes dos alunos e da professora;
- Trabalho em conjunto com a informática.
- Transcrição de cantos e parlendas (sempre espontânea, podendo ser em dupla);
- Transmissão de recados e avisos e comunicações entre as salas-séries;
- Transmissão de recados, pedindo informações aos pais...;
- Utilização de quadrinhas, músicas, lista de nomes e outros textos conhecidos para encontrar palavras, destacar palavras nos textos trabalhados.
- Visitação à biblioteca e outros similares.
- Atividades com nomes:
- Agrupamento dos nomes que têm letras iniciais iguais (pode ser trabalhado com tiras e em duplas onde deverão ler o nome e agrupá-los);
- Ampliação da leitura e da escrita de nomes próprios incluindo os dos amigos;
- Bingo de nome,
- Bingo de nomes e letras;
- Bingo e dominó dos nomes;
- Brincadeiras de rimas com o nome.
- Caça ao tesouro com crachá,
- Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma
- Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
- Chamada através do crachá;
- Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha;
- Confecção de murais.
- Construção de agenda de telefones,
- Contagem das letras dos nomes;
- Contato com os nomes dos colegas e da professora;
- Contato com os nomes dos colegas e da professora;
- Cópia do nome;
- Cruzadinha com fotos e nome, forca ,
- Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
- Dança da cadeira com nomes,
- Destaque das iniciais (deixando uma lista na sala);
- Ditado com desenhos ou objetos - experimentação da escrita.
- Escrita de palavras que comecem com as iniciais dos nomes das crianças (junto com eles). Montando um cartaz que pode ser fixado na sala.
- Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
- Escrita do nome próprio utilizando diferentes técnicas para esta familiarização (pinturas/ colagens/ passeios...
- Escritas de nome dos alunos que começam com a letra pedida. Cada dia pode ser trabalhado com duas letras;
- Escritas de palavras que comecem com cada letra do nome de uma criança (evitar palavras ou nomes muito grandes);
- Escritas em listas de nomes de meninos/meninas (de 3 a 4 palavras), é um número suficiente para que possam pensar e chegar ao esperado;
- Exploração de diferentes trabalhos com o nome próprio;
- Jogo “envelopando palavras”.
- Jogo da memória com fotos e nomes
- Leitura e encontro do nome próprio e dos colegas na lista de nomes.
- Leitura e escrita do próprio nome
- Montagem do nome com letras moveis,
- Montagem e desmontagem: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
- Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence;
- Mostrar o nome e ler;
- Pedir para que cada criança pegue seu cartão;
- Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas;
- Recorte de letras e palavras que comecem com a inicial do nome.
- Recorte de palavras com a mesma inicial do nome, montar o nome com recorte de revistas.
- Recorte e colagem do nome,
- Registro dos vencedores de jogos.
- Tiras de nome em envelope,
- Trabalho com a lista de chamada.
NOÇÕES LÓGICO MATEMÁTICAS- Agrupamento de meninos e meninas em cantos opostos da sala;
- Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeração de páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possam participar;
· Associação e identificação das formas geométricas nos objetos presente no cotidiano.- Atividade com barbante medindo o maior, o menor.
- Atividades diversas: brincadeiras, jogos, desenhos e musicas.
- Atividades envolvendo a relação quantidade/numeral;
- Bingo de números e cores;
· Bingo, exploração do calendário.- Brincadeira Dança da cadeira
- Brincadeira de amarelinha;
- Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto para as crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadora media a brincadeira usando os termos: quente (perto) e frio (distante); Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;
· Brincadeiras (balões, características físicas) e músicas.- Brincadeiras com comando.
- Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois..
- Brincadeiras envolvendo situações matemáticas e os números (amarelinha, gato e rato, corre-cutia, circuito);
- Brincadeiras envolvendo situações matemáticas e os números;
· Brincadeiras, representações das posições, observação, filas, rodas.- Caça ao tesouro seguindo as orientações.
· Calendário, exploração na fila - seqüência seguindo critérios, organização de figuras.- Calendário;
· Carimbar os sólidos geométricos fazendo comparação com as figuras geométricas.· Coleta de dados através de pesquisas de brincadeiras com roupas e calçados do calendário da sala e organizar o dados coletivamente.- Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem a posição que um coleguinha está sentado;
· Combinação der elementos através de jogos como: jogo do varal, com combinações de bolo (informática).- Comparação de objetos de comprimentos diferentes;
· Comparação dos sólidos e as formas com objetos do cotidiano e modelá-los em massinha.- Comparações de objetos e figuras;
- Conhecimento dos espaços da sala, o lugar que esta ocupando em relação sala, passeio na escola, registrar através de desenhos, maquetes o que observou.
- Construção de cata-vento com as crianças;
- Construção de gráficos a partir das preferências de: brinquedos, animais, alimentos, dias, comidas, quantos familiares, etc.
- Construção de gráficos e tabelas com caixas de fósforo, palitos e outros objetos;
- Construção de gráficos e tabelas com informações sobre: idades, meses de aniversario, brincadeiras,
- Construção de maquetes de brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios,...
- Construção de um dado com as crianças.
- Contagem com as crianças o número de alunos presentes na aula;
· Contagem com materiais (tampinhas, bolas, brinquedos, balas).- Contagem de rotina, quantos alunos tem na sala, quantos alunos faltaram, ... através de jogos , brincadeiras, cantigas , parlendas e musicas.
- Contagem do calendário os dias da semana, do mês.
- Contagem do cotidiano (quantos somos, dia, aniversário);
· Contagem dos alunos, calendário, objetos diversos.- Contagem oral e registro decorrente do cotidiano;
- Contorno do corpo, de objetos da sala, de embalagens, com o uso de barbantes e réguas ou outros.
- Cores secundárias;
- Criação de situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
· Deixar os dados coletados e organizados expostos na sala através de cartaz, produzido coletivamente.- Desenho do caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
· Desenhos de livre expressão e dirigido.· Desenhos livres e dirigidos explorando diversos materiais ( giz, tinta, carvão, etc.)- Discriminação visual (cor, tamanho, espessuras);
- Discriminação visual de cores em objetos e roupas;
- Exploração das cores primárias;
- Exploração de embalagens de vários tamanhos e formas (caixas de sabonete, potes, caixa de leite, latas, rolo de papel) comparando com os sólidos.
- Exploração de formas e sólidos geométricos em objetos;
- Exploração de formas, cores, tamanhos em objetos como: blocos, tampinhas, palitos, canudos, jogos de encaixe, etc..
· Exploração de jogos de construção, tampinhas, embalagens.- Exploração de musicas e brincadeiras diversas.
- Exploração de parlendas e músicas que envolvam os números;
- Exploração de situações do cotidiano como: dobrar a blusa e outras roupinhas, amarrar o cadarço e outros, alinhavar, abrir e fechar objetos, brincadeiras com bonecas e outros para abotoar, amarrar, etc..
- Exploração de diversas das formas e sólidos geométricos (triangulo,cone, retângulo, ...);
· Exploração do ambiente escolar- Exploração do calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas; Identificação do dia da semana e o mês (atividade diária);
- Exploração do o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo, ...;
· Exploração dos espaços (brinquedos e objetos)· Exploração dos espaços, jogos de construção, organização da rotina, exploração de objetos diversos (tampinhas, blocos, mosaico).· Exploração dos os números nos diferentes contextos.- Formação de fila (maior/menor);
- Investigação em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
- Jogo batalha das fichas com dados até 3.- a criança joga o dado e pega a quantidade que fichas que saiu. No dado. Quando todos jogaram 2 vezes , faz o registro na tabela e monta o gráfico.
- Jogos de construção, memória e quebra-cabeça.
- Jogos e brincadeiras que envolvam a contagem oral e o uso do raciocínio;
· Jogos envolvendo contagem oral (ônibus, árvore)- Jogos pedagógicos;
· Jogos, contagem dos alunos, agrupamentos.- Leitura de números, comparação e ordenação.
- Manipulação de objetos e brinquedos nas situações de contagem e problemas;
- Manipulação de sólidos geométricos;
· Manuseio de diferentes objetos (caixa surpresa manuseio com olhos vendados)- Marcação do o tempo utilizando o calendário;
· Medição das crianças com barbante, fita, passos e palmos. Comparar com as informações obtidos no 1º bimestre.· Medição de crianças e objetos com barbante, fita, passos, palmas.- Medição dos moveis da sala utilizando as mãos e outros materiais como palitos.
- Medição dos pés dos alunos usando barbante, mãos.
· Modelagem em massinha, confecção de maquetes.- Músicas e parlendas envolvendo os números e quantidade;
· Músicas envolvendo contagem oral (caveira, elefante, carrocinha)- Noções de lateralidade através de brincadeiras com bola e objetos diversos;
· Observação de objetos presentes no cotidiano e fazer relação (tamanho, forma, espessura, cor)- Roda da conversa.- Observação do meio e registro através de desenhos.
· Observação e comparações das formas geométricas com objetos do cotidiano (oralmente).- Ordenação de objetos de mesmo tamanho.
· Painel de aniversariantes, tabela de idades, pesquisa de nº de roupa e calçado, nº da casa.- Participação em Circuito;
- Passeio em volta da escola para observar o ambiente natural e construído.
- Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
- Pesquisa de informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura, número do sapato, etc.).
- Pesquisa dos diferentes lugares em que encontramos números;
- Programação de uma atividade diferente para cada dia da semana, explorando os dias da semana.
- Realização de contagem do cotidiano (quantos somos, dia, calendário, aniversário, pesquisa de números da roupa, calçados, etc..)
- Realização de receitas e outras situações de contagem;
- Recitação de seqüências numéricas;
· Recortes de revistas figuras de objetos que tenham a forma das figuras geométricas.· Recreação livre e dirigida.- Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala
- Registro de numerais;
· Representação de trajetos através de desenhos (ex: sala de aula até quadra)· Resolução de problemas do cotidiano, desenvolvendo o raciocínio e a oralidade (roda da conversa).· Resolução de situações-problema com auxilio de materiais diversos (palitos, tampinha, etc..)· Roda da conversa, destacando a rotina e nosso dia foi assim.- Seqüência de numerais, formas, figuras e objetos;
- Situações problemas do cotidiano e elaborados;
- Solicitação aos alunos para que identifiquem datas passadas de fatos reais narrados pelo professor;
· Tabela de dados (idade, nº do sapato, altura).- Tamanho e comparação de objetos e pessoas;
- Tamanho, peso, altura, comprimentos, espessura;
- Trabalho com as formas geométricas comparando com o próprio mobiliário da sala e objetos do cotidiano.
- Trabalho com massinha de modelar seguindo comandos e sugestões. Com argila para confeccionar personagens de histórias e objetos do cotidiano.
- Trabalho com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
- Trabalho com o jogo do varal - probabilidade.
- Trabalho com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
- Trabalho com pontos de referências da sua sala de aula e de trajetos do cotidiano.
- Trabalho com sólidos geométricos e blocos lógicos;
- Trabalho como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)
- Trabalho em grupos (registros);
- Uso de materiais para pesar e medir.
- Uso do material concreto e de situações cotidianas em contagens e comparações de objetos ;
- Utilização da roda da conversa para explorar a localização, registrar através de desenhos, maquetes e recorte e colagem.
· Utilização de painéis como: calendário, aniversariantes, idade.· Utilização diária do calendário: destacando os aniversariantes, atividades permanentes, tempo, roda da conversa, destacando a rotina, nossa semana foi assim.- Utilização do calendário da sala.
- Utilização do corpo como medida não-convencional: pés, passo, palmo e com o uso de barbante para medir objetos da sala, e outros.
- Utilização do jogo da trilha do ônibus, a galinha do vizinho, brincadeiras que envolvem contagem.
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- Ajuda ao colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora;
- Ajuda ao colega menor em atividades que ele ainda não consiga realizar sozinho
- Ajuda na distribuição de material;
- Arrumação e organização dos espaços que são utilizados em diferentes espaços depois que utilizá-lo.
- Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva;
- Atividades com dobraduras;
- Atividades em grupo;
- Atividades no cantinho da história;
- Através das rodas de conversa, realizar o trabalho de conscientização a respeito do meio em que vivem: o uso consciente da água, o cuidado com o lixo, a organização e a limpeza dos espaços.
- Através de pesquisa com os pais, conhecer a historia do sobrenome e relatar a mesma em roda de conversa.
- Através do espelho, observar a sua imagem percebendo as suas características individuais.
- Realização do Autorretrato e outras atividades que trabalham a individualidade de cada criança.
- Brincadeiras de roda e outras que as crianças conheçam na área da escola;
- Brincadeiras como: andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo;
- Caixa dos sentidos;
- Cartazes e leitura de imagens referentes aos temas;
- Colaboração com a organização e limpeza dos espaços disponíveis em sala e no ambiente escolar, externando essas atitudes para os demais espaços e que estão inseridos.
- Colagem e pintura;
- Exploração dos Combinados;
- Confecção de bonecos para cuidar;
- Confecção de brinquedos.
- Confecção de fantoches e dedoches com as crianças.
- Confecção de instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos;
- Confecção de painéis com as crianças;
- Confecção de um álbum de fotos.
- Confecção de um mural com fotos e significado dos nomes.
- Contorno do corpo do aluno percebendo características semelhantes e diferentes de cada.
- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaços físicos: da sala e sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos;
- Exploração de Datas comemorativas significativas ;
- Desenho da família identificando cada integrante e relação de parentesco.
- Despertar novas atitudes com relação ao meio ambiente, fazendo com que percebam atitudes errôneas do ser humano com relação ao mesmo.
- Dia do chá com familiares e com outras turmas;
- Discussão em roda da conversa de diversas composições de famílias, percebendo as diferenças, como recurso: musica, poema, e exposição dos trabalhos realizados sobre a família - fotos, e desenhos.
- Dobraduras;
- Elaboração de cartazes pertinentes aos temas ;
- Em dupla um aluno com os olhos vendados, apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
- Emociômetro;
- Ensinar aos educandos a usarem o banheiro;
- Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;
- Entrevistas com pais, funcionários, etc..
- Envolvimento em projetos utilizando diversos materiais como madeira, papel, tecido, argila, materiais recicláveis no espaço da arte.
- Escrita de listas envolvendo temas pertinentes;
- Estabelecimento dos combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula;
- Experiências com o próprio corpo: brincadeiras, danças e jogos, ;
- Exploração de massa de modelar com os alunos com farinha de trigo, anilina, sal e óleo;
- Exposição dos trabalhos realizados.
- Expressão corporal (higiene e auto cuidado);
- Feira de roupas;
- Utilização de filmes referentes aos temas;
- Guardar e organizar objetos da sala.
- Hora da rodinha;
- Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência (quebra-cabeça);
- Jogos e brincadeiras que exijam cooperação.Cuidados com os colegas;
- Leitura de livros com histórias que relatem diferentes características (ex. Menina bonita do laço de fita).
- Leitura e interpretações de imagens envolvendo pessoas;
- Leitura: de “ você sabia”, socializando os significados dos nomes.
- Atividades e brincadeiras coletivas: massagem: um colega massageia o outro sob o olhar do professor
- Montagem da rotina diária, através dos desenhos.
- Montagem diária do calendário.
- Músicas temáticas;
- Na roda da conversa relatar acontecimentos numa seqüência temporal (o que aconteceu ontem de manha, a tarde e a noite, ...)
- No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia.
- Nomear objetos da sala e da escola;
- Nos espaços de construção, realizar as atividades seguindo as regras e combinados da turma.
- Observação de imagens e reflexões;
- Participação dos eventos da escola;
- Participar em pequenas tarefas e cumprimentos das regras.
- Passeios pela cidade e bairro;
- Percepção que o seu sobrenome advem de duas famílias.
- Pesquisa com os pais, para conhecer a historia do nome e relatar a mesma em roda da conversa.
- Realização de Piquenique e Dia do chá;
- Recorte e colagem de imagens;
- Relato de experiências, fatos e acontecimentos em roda de conversas respeitando a seqüência temporal dos mesmos.
- Representação por meio de desenhos as fases de sua vida.
- Roda da apreciação;
- Roda da conversa;
- Roda de histórias, sobre temas pertinentes. , ex A cigarra e a formiga;
- Roda da música;
- Realização de salada de frutas;
- Solicitação para que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;
- Trabalhar com o ajudante do dia;
- Trabalho com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos da criança em ordem;
- Trabalho com as manifestações culturais da comunidade.
- Trabalho com datas comemorativas trabalhadas durante o semestre.
- Trabalho com diferentes canções, brincadeiras, jogos, dramatizações, confecção de brinquedos, dobraduras, etc..
- Trabalho com músicas diversas, envolvendo valores.;
- Trabalho com teatro e dança.
- Utilização de fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
- Utilização de livros literários para trabalhar as diferenças entre as pessoas.
- Visitas aa diferentes locais da cidade;
- CIÊNCIAS NATURAIS
- Adivinhações de diversos tipos de ruídos e as direções que eles vêem.
- Adotar hábitos de higiene pessoal e atenção à higiene dos colegas;
- Análises de situações do cotidiano;
- Apreciação do DVD “Chuva, chuvisco e chuvarada” e outros similares.
- Apreciação do material do curso da SABESP.
- Apreciação no espelho.
- Atividade com canudo: pintura soprada e confecção do cata-vento.
- Atividade com: canudos, bexigas nas aulas de movimento e relaxamento.
- Atividades com Garrafas plásticas – pressão do ar.
- Atividades com olhos vendados: tato.
- Atividades de amarrar os cadarços ou outros que desenvolvam a autonomia;
- Atividades de relaxamento com a respiração.
- Atividades de rotina: higiene, café, almoço, lanche, festa, etc.
- Bolinha de sabão, língua de sogra, brincadeiras com o ar.
- Brincadeira do “Afunda ou não afunda”.
- Brincadeiras de faz- de- conta.
- Brincar de “salão de cabeleireiro” para incentivar a manter os cabelos sempre limpos e penteados.
- Caixa tátil.
- Cartazes ao identificar as diversas poluições ( sonora, dos rios, etc.).
- Cartazes e leitura de imagens;
- Circuito e gincana, utilização os sentidos).
- Com o uso de uma bacia, água filtrada e copos individuais familiarizar as crianças e favorecer a autonomia delas em relação à higiene bucal.
- Confecção de barcos com rolhas
- Confecção de cartazes e combinados.
- Confecção do Livro do eu;
- Construção com os alunos de regras para mantermos o sanitário sempre limpo.
- Construção de historias sobre os temas trabalhados.
- Conversar com as crianças a importâncias dos hábitos de higiene: banho, escovação de dentes e lavar as mãos;
- Conversar sobre os cheiros;
- Conversas informais e aulas práticas;
- Cuidado com as vestimentas e quando necessário pedir ajuda ao vesti-las ou despi-las;
- Cuidado com pertences pessoais e do coletivo;
- Dar banhos em bonecos, utilizando água e sabonete explicando a importância da higiene corporal;
- Desenhos e m diferentes texturas (camurça, lixa, no chão, tecido).
- Dia da beleza;
- Diálogo e gestos como forma de trabalhar conflitos;
- Dramatizações e reflexões;
- Enchendo um balão (peso do balão cheio ou vazio).
- Ensinar aos alunos como utilizar os objetos com segurança, através de conversas;
- Entrevistas com os funcionários da escola;
- Escuta de diversos sons do cotidiano e apresentação de diversos estilos musicais.
- Experiências com o ar.
- Experiências com os diversos estados da água, bola de sabão, misturas).
- Experiências com os órgãos dos sentido.
- Experiências sobre misturas de cores.
- Experiências sobre os estados da água.
- Experiências: pressão da água, dissolve na água, água movendo objetos, transportando água, enchendo frascos.
- Experimentação de diversos sabores.
- Experimentações diversas .
- Exploração das Noções básicas de higiene
- Exploração de Quebra-cabeça do corpo-humano,
- Exploração de situações de respeitar aos colegas e adultos;
- Exploração do Cantinho da beleza;
- Exploração dos órgãos do sentido;
- Exploração e experiências com termômetro.
- Explorar ambientes utilizando dos sentidos ( andar descalço na grama, atividades com vendas, experimentações alimentos).
- Expressão corporal (higiene e auto cuidado);
- Fazer um painel com gravuras referentes ao tema;
- Fazer vários questionamentos a respeito do uso do vaso sanitário, como: “O que fazer antes de usar o vaso?”, etc.
- Fazer, com os alunos, uma lista dos objetos indispensáveis no banheiro;
- Filmes relacionados aos temas e significativos de acordo com a faixa etária.
- Higiene dos alimentos, realizar a higiene das mãos.
- Histórias ginasticadas.
- Hora da noticia: assuntos diversos com: aquecimento global, etc.. Informações no “Você sabia
- Identificação e solução de situações de conflitos
- Ilustrações das ações e analises de cartazes;
- Informações sobre economia e curiosidades da água.
- Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano pedindo ajuda se necessário;
- Jogos de imitação.
- Jogos e brincadeiras que exijam cooperação.
- Leitura de imagens diversas;
- Levar as crianças para lavar as mãos antes das refeições estimulando a autonomia;
- Manuseio de diversos objetos de texturas diferentes.
- Mudança de tempo no calendário.
- Músicas envolvendo os temas propostos;
- Músicas relacionadas ao cuidado pessoal .
- Na hora do banho estimular as crianças a se ensaboarem;
- Nomear oralmente e etiquetar os objetos escolares da sala de aula;
- Observação da rotina no gasto de água e trabalhar a economia.
- Observação de figuras diversas .
- Passeios pela escola e pelo bairro;
- Perceber e atender os sinais vitais, respiração e batimentos cardíacos através dos movimentos.
- Perceber os sentidos
- Pesquisa coletiva em revistas.
- Pesquisas sobre a água; em revistas – recortes e colagens de paisagens.
- Realização de passeios e participação em eventos.
- Reflexões sobre textos envolvendo o assunto;
- Resolução de conflitos através do diálogo;
- Roda da conversa e espaço da beleza.
- Roda da conversa e historias sobre assuntos pertinentes;
- Roda da leitura, conversa e músicas variadas que abordem a preservação.
- Situações problemas do cotidiano escolar e familiar;
- Solicitação para que sempre guardem os objetos, depois de utilizá-los, pois assim, estão contribuindo para sua conservação;
- Sugar e assoprar objetos com canudo e colocar em um prato. Tira de papel ao ar (pipa, balangandã), balão e sacolinha,
- Trabalhar auto- estima através da higiene.
- Trabalho com culinária ( mistura de sabores- Romeu e Julieta).
- Trabalho com bexigas, manipulando objetos diversos jogos: boliche, corrida, pular corda, atividades com canudinho. Bola de sabão. Reproduzir sons: tossir, bocejar, etc.
- Trabalho com musicas e sons diversos que falem dos sentidos e que agucem a audição .
- Trabalho com o faz-de-conta na hora do banho;
- Trabalho com valores, respeito e valorização das formas de tratamento ao outro e de suas individualidades;
- Trabalho com vestimentas sobre as estações do ano.
- Trabalhos e atividades envolvendo o coletivo;
- Utilização do Emociômetro;
- Utilização dos órgãos do sentido, descobrindo pelo cheiro, ou pelo tato, sem olhar os materiais que geralmente achamos no banheiro;
- Valorização da limpeza e aparência pessoal;
- Valorização das boas maneiras no dia-a-dia;
- Visita a uma estação de tratamento de água.
- Visitas e palestras com profissionais da área.
- Atividades de relaxamento e de alongamento.
- Esclarecimento com palestras relacionadas a saúde ( promover a escovação, cuidado com objetos em casa ).
- Trabalho com a caixa tátil, ouvir diferentes musicas e sons.
- Trabalho com diferentes receitas.
- Brincadeiras enfatizando o tato como: puxa-puxa cabelinho, cobra-cega, queimada, ...
- Passeio pelo bairro para observar se há lixo nas ruas, nas calçadas, etc..
- Brincadeiras e confecção de catavento, paraquedas, bolinhas de sabão, dobradura de barquinho, futebol soprado, corrida da bexiga, dobradura de aviãozinho, pipa, bexiga (encher e estourar).
- Experiências com o corpo : inspirar e expirar.
LINGUAGEM ARTISTICA- Expressão visual
- Alinhavo de formas e outros;
- Apreciação de algumas obras de arte.
- Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem;
- Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais.
- Apresentar e confecção de diversas esculturas.
- Brincadeiras de desenhar - numa caixa de areia grande, etc.
- Comentário sobre os resultados dos trabalhos.
- Confecção de dobraduras referentes aos temas trabalhados.
- Confecção de objetos e brinquedos de sucata;
- Construção de figuras com tangran.
- Construção de maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc.
- Contato com diferentes materiais como: carvão, carimbos, etc.
- Contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las;
- Contorno do corpo humano;
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, e modelagens a partir de seu próprio repertorio.
- Criação de espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado;
- Criação de um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação;
- Criações de fantoches;
- Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças.
- Desenho de livre expressão utilizando materiais diversos: lápis preto e colorido; carvão; giz de cera ( deitado, com a ponta, raspado, com os olhos fechados); tinta ( cores primarias, mistura de tintas, a dedo, com esponja, soprada, com bolinha de gude); pincéis; giz de lousa ( molhado, deitado, com a ponta).
- Desenhos a partir de interferência;
- Desenhos com e sem interferência e desenho livre.
- Desenhos com intervenções;
- Desenhos com temas;
- Desenhos e figuras humanas;
- Elaboração de perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”, Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
- Experimentos de tintas e matérias: carvão, carimbo, lixa, decalque, digitais e outros;
- Exploração das cores primárias e secundárias;
- Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
- Exploração de formas bidimensionais e tridimensionais na realização dos seus projetos artísticos.
- Exploração de matérias de diferentes texturas e espessuras;
- Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola;
- Ilustração de um livro.
- Interpretação oral de obras e imagens.
- Manipulação de diversos materiais como lápis, pinceis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, ... de meios como tintas, água, areia, terra, argila, e de variados suportes gráficos como jornal papel, papelão parede, chão, caixas , madeiras, ...
- Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
- Mosaico e modelagem,
- Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos;
- Observação de figuras humanas nas imagens da arte;
- Observação de linhas e formas em brinquedos confeccionados pelas crianças.
- Observação do céu, as nuvens para oralmente concluir como são formadas sus formas e tons. Ex: nuvem branca não chove e escura logo vai chover.
- Observação do próprio corpo diante do espelho.
- Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
- Organização de uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado;
- Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa;
- Passeio pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
- Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos
- Pintura assoprada (ar) , com água e tinta ao sol (água / evaporação)
- Pintura de um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
- Produção de murais em conjunto;
- Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
- Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
- Realização de leitura e releitura de imagens:
- Realização do Auto-retrato;
- Reconhecimento de linhas e formas na obra.
- Reconstrução de obras (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari).
- Releitura de obras de arte , de imagens e de objetos;
- Releitura de obras transportando do bi para o tridimensional com a utilização de sucatas e blocos.
- Releitura e leitura de diferentes obras de artes, explorando linha, forma, cor, volume, espaço e textura.
- Respeito e cuidado para as produções individuais ou em grupo.
- Sugestão: na obra são Paulo de Tarsila , os trens podem ser reproduzidos com caixas e papeis.
- Técnicas de pintura utilizando recursos diversos, como: colagem com papeis (sobre posição e composição), com grãos (macarrão, sementes, tecidos, plásticos, palitos, areia, canudos, botões, lãs, barbantes, sisal. Lantejoulas...)
- Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes
- Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
- Trabalho com Linhas e formas;
- Trabalho com obra de arte - uma sugestão: Meninos com pipa (Portinari).
- Vida e obra de diferentes artistas.
EXPRESSÃO MUSICAL- Apreciação de musicas de ritmos diversos.
- Apreciação de musicas referentes ao conteúdo trabalhado.
- Apreciação do silencio, identificando os diferentes sons, ruídos produzidos no ambiente.
- Apreciação de músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
- Apresentação dos instrumentos da bandinha ritmica.
- Atividades de cooperação (grupos)
- Brincadeiras cantadas;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras de mímica tendo como tema uma música;
- Brincadeiras de Mímica;
- Brincadeiras : Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
- Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
- Cantigas de roda – ampliação de repertório ;
- Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
- Criação de pequenas canções;
- Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
- Dançar interpretando a letra de uma música.
- Danças e expressão corporal com vários materiais: jornal, tecidos, bolas, cordas, papeis etc.
- Danças folclóricas;
- Dramatizações e gestos ao som de musicas suaves;
- Entoação de sons e canções em diferentes alturas;
- Exploração e pesquisar os diferentes meios de comunicação
- Expressão corporal e facial através da música;
- Expressão corporal e facial;
- Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper
- Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais
- Contato com instrumentos musicais e objetos sonoros;
- Jogos envolvendo a percepção musical;
- Jogos musicais;
- Músicas de rotina;
- Músicas infantis;
- Construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
- O som e o silencio;
- Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
- Realização de jogo musical;
- Relaxamento ao som de musica;
- Roda da música;
- Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
- Sons vocais e corporais;
- Uso da improvisação (orquestra de papel)
- Utilização de materiais variados (cds, lençol, papel, folhas, cordas, tiras de pano, etc.).
- Utilização dos instrumentos musicais para produzir e observar os diferentes sons dos mesmos.
- Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
- Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
EXPRESSÃO CORPORAL e LINGUAGEM PSICOMOTORA
- Atividades de comando com música;
- Atividades de transpor obstáculos;
- Brincadeiras : grande circulo, elefantinho colorido, amarelinha, caracol.
- Brincadeiras como ; beijo, aperto de mão, telefone sem fio, mia o gato, passa anel.
- Brincadeiras como: espelho (imitar o colega), alongamento (direcionado pelo prof.).
- Brincadeiras de faz-de-conta;
- Brincadeiras de roda e da cultura brasileira infantil;
- Brincadeiras e jogos que envolvam o equilíbrio, a coordenação, agilidade, lateralidade e psicomotricidade;
- Brincadeiras no pátio, na quadra, e na sala de aula, ex. dança da cadeira, corre lenço, seu lobo, ..
- brincadeiras como ; beijo, aperto de mão, telefone sem fio, mia o gato, passa anel.
- Cantar músicas como: a foca, meu galo lobo mal e de rotina.
- Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
- Conhecer as regras e aplicá-las no seu dia-a-daia, lembrando sempre o alunos.
- Conhecer diferentes tipos de jogos e brincadeiras como: escravos de jô, seqüências e sons.
- Dançar musicas variadas, ouvir e conhece a musica.
- Dramatização de histórias do contexto das aulas.
- Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
- Ginástica historiada
- Gincana, circuitos;
- Habilidades manuais;
- Identificação de seus próprios limites corporais e dos seus colegas (intenso, moderado e lento)
- Incentivar a criança observando na planilha a sua dificuldade e avanço.
- Jogos de encaixe, de montar, empilhar, lançar, etc a) Atividade livre na área da escola;
- Jogos e brincadeiras que necessitem uso do equilíbrio, coordenação motora, agilidade, lateralidade e a psicomotricidade.
- Lançar desafios para descobrir os limites da criança ex. pular corada, e vencer obstáculos..
- Mímica, dramatização, (sugestão imitando os animais, tica tica tica bum, chefinho mandou – Xuxa).
- Montar obstáculos com as crianças fazendo variações.
- Mostras as crianças como será a organização da sala para que as mesmas saiba zelar.
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam o equilíbrio , coordenação , agilidade , lateralidade, psicomotricidade, brincadeiras cantadas e ritmados.
- participação em roda de musicas para apreciação e divertimento.
- Recreação livre;
- Relaxamento e aeróbica;
- Relaxamento;
- Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
- Trabalhar com cantigas de roda;
- Uso do circuito e gincanas;
- Utilização de fantasias para brincadeira de faz-de-conta e jogos de imitação.
Que material excelente! Gratidão pelo compartilhamento.
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